Este vídeo é muito inspirador sem dúvida Mostra-te como deves encarar a vida e ser forte a todas as adversidades, no fundo é uma pequena brincadeira, mas ao mesmo tempo muito realista. Nunca desistas de nada, luta e até os teus maiores problemas poderão ser ultrapassados. Nada é impossível mesmo quando parece irreversível, acredita não o é
Deixa o teu gosto a este ratinho corajoso!
Essa semana tivemos o prazer de receber uma mensagem do Gerson Saldanha. A história dele é muito bacana. O Gerson veio da Baixada Fluminense aqui no Rio de Janeiro, com sua determinação e força de vontade ele conseguiu não apenas uma bolsa de intercâmbio em universidades nos EUA, como também mais uma para estudar 15 dias em Londres. Confira a história do Gerson, contada pelo próprio. :)
Leia o artigo Uma xícara de café - Ensinando a Magia de Ser Feliz
Leia o artigo Uma xícara de café - Ensinando a Magia de Ser Feliz
“Meus pais sempre me contaram sobre como escolheram o meu nome. Depois de muita indecisão, chegaram a GERSON. Meu pai se amarrou, porque era o mesmo nome do Gerson Canhotinha De Ouro e ele queria que eu fosse jogador, igual ao ídolo. Mas eu era horrível! Sabe aquele moleque que você deixava de escolher quando tirava time de futebol?
Esse era eu. Minha mãe gostou do nome também, porque soava bem e tinha vibração legal quando falado. O real significado do meu nome é “Peregrino”, “viajante” ou “aquele que está sempre pisando em terra estrangeira”. Nasci na Baixada Fluminense, filho de um pedreiro e de uma dona de casa que sempre me incentivaram muito a estudar, a ir além do que os meus olhos pudessem ver. Lembro que no terceiro ano do Ensino Médio, ouvia os colegas de colégio bradarem nos corredores frases do tipo “Estou doido para terminar o Ensino médio e não estudar mais”. Eu e alguns outros queríamos entrar para a faculdade.
Leia o artigo Professor de direito expulsa aluno no primeiro dia de aula
Leia o artigo Professor de direito expulsa aluno no primeiro dia de aula
Ganhamos isenções e prestamos vários vestibulares. Meus sonho era passar para Relações Internacionais, porém muita gente dizia que um curso de “playboy”, “caro” e, se eu passasse, teria que enfrentar três horas de condução diariamente para chegar ao Centro do Rio.
Ao terminar o Ensino Médio, como não tinha conseguido nada, fui para a Marinha e morei um ano em Vila Velha, Espírito Santo. Quando voltei, reacendi a chama dos estudos. Consegui desconto em uma faculdade, mas mesmo assim, utilizava quase todo o dinheiro que ganhava no quartel e não sobrava nem pra passagem.
Tranquei. Consegui outro desconto, em outra faculdade, mas aconteceu o mesmo e para completar, fui selecionado para um curso de barbeiros da Marinha. Tranquei de novo. Fui designado para trabalhar na barbearia da Escola Naval. Nesse momento, enfim, consegui uma bolsa integral, para o curso que sempre quis. Um dia, levando o jornal para a barbearia para os clientes lerem, encontrei uma chamada para um concurso de redação que daria bolsas de intercâmbio em universidades nos EUA e no Canadá.
Participei e ganhei. Fui para Olympia, Washington, EUA e passei lá 3 semanas eu mudaram a minha vida. Um dia, conversando sobre como mudar o mundo com um amigo que fiz lá, cujo país dele enfrentava uma séria guerra civil, ele me disse a seguinte frase: “A educação é o maior agente de transformação social de um país, não as armas. E eu quero ser o primeiro a disseminar isso lá”. Caramba, que genial.
Por que não pensamos assim no Brasil que é um país tão livre? Voltei para cá e criei o projeto “O Que Eu Trouxe Na Bagagem”, onde bato de porta em porta nas escolas públicas para falar para os estudantes que eles podem ir além, realizar os seus sonhos, serem o que quiserem. Conto minhas histórias de intercâmbio e ainda dou algumas dicas, mas muitas escolas não me deixavam entrar, o que fez com que eu escrevesse um livro, com o mesmo nome do projeto e disponibilizasse gratuitamente para download e para que todos tenham acesso ao que é dito nas palestras.
O livro “viralizou” na web, os principais jornais brasileiros vieram saber mais sobre o projeto e até a presidente falou sobre ele. Continuo peregrinando, pisando em terras estrangeiras para gravar o meu nome por ai e acima de tudo incentivar os jovens da periferia a escrever seus nomes na história.”
Leia mais sobre Plano de negocios.
Leia mais sobre Plano de negocios.
Gerson também deixou uma mensagem para todos os estudantes que fazem parte do Passei Direto e também sonham em chegar tão longe:
Não desistam. Parece que o objetivo está longe, mas quando você o alcançar, vai chegar mais longe do que imaginava. – Gerson Saldanha
Obrigado por compartilhar conosco a sua história, Gerson. Torcemos para que inúmeros outros “Gersons” surjam por esse Brasil e que nos faça sentir orgulho de sermos brasileiros! :)
Mantenha-se informado sobre dicas para ganhar dinheiro de verdade na Internet, de maneira consistente e duradoura, assinando nosso Boletim Informativo.
Mantenha-se informado sobre dicas para ganhar dinheiro de verdade na Internet, de maneira consistente e duradoura, assinando nosso Boletim Informativo.
Me encontre no blog
Mantenha-se atualizado assinando nosso Boletim Informativo
No Comments