quarta-feira, 27 de julho de 2016

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Seja direto e desperte curiosidade ao falar da sua ideia, diz consultora

Dizer em poucas palavras a proposta de uma empresa e despertar o interesse pode ajudar a fisgar um sócio, um cliente e até um investidor para fazer a ideia decolar. Mas falhar nessa hora pode afugentar as pessoas-chave para o negócio. Segundo Désirée Young, palestrante e coach norte-americana, erros comuns são perder-se em detalhes e deixar de mostrar como o negócio cura uma dor.
Ela é especialista em ajudar empresários a elaborar discursos de apresentação de negócios, chamados de "pitch" no mundo das start-ups. Criadora do método "Pitch-to-Win" (Pitch para vencer), Young diz que a técnica a ajudou a conquistar espaço no meio empresarial que, muitas vezes, é machista e racista. "Como mulher e negra, precisei aprender muito rápido a dar o meu recado."
Ela foi um dos destaques no Sage Summit 2015, evento voltado para pequenas e médias empresas realizado pelo Grupo Sage, em Nova Orleans (EUA), em julho. Da apresentação da especialista extraiu os erros mais comuns dos empreendedores na hora de falar de seus negócios.

Ter um discurso só queima oportunidades

Segundo Young, há três situações principais em que o empreendedor precisa expor sua ideia: em reuniões com investidores, encontros com possíveis parceiros, e "no elevador", que são oportunidades breves e casuais em que é preciso fazer uma apresentação rápida, básica e interessante. Ter apenas um discurso pronto pode queimar esses encontros ao deixar de fora informações cruciais.
"No pitch para investidores, você precisa comunicar quanto você precisa e para quê", diz Young. "No pitch vendedor, é preciso responder: 'por que alguém deve fazer negócio comigo?' E, no de elevador, exponha o que você faz." Segundo ela, o pitch de elevador precisa ser construído de um jeito que desperte a curiosidade. "Se vier uma pergunta em seguida, aí você pode desenvolver melhor a ideia."

Dar muita importância a cargo é erro primário

Além de soar pretensioso e primário, começar falando do próprio cargo é um grande desperdício de tempo, segundo Young. "A ideia do negócio é muito mais importante do que o cargo ou título que você tem na empresa. O cargo não mostra o que você faz de diferente. A sua ideia, sim."

Falar de detalhes é perda de tempo

Young aponta que muitos empreendedores gastam tempo de discurso falando de detalhes mirabolantes ou tecnológicos e se esquecem de mostrar o quanto sua ideia pode ser útil para resolver problemas. "Muita informação faz as pessoas hesitarem. O que faz alguém decidir algo é a dor. Encontre a dor. Se você não colocar um curativo, não vai fechar a ferida. Foque em uma dor e na solução para ela", 
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