E no dia 22 de maio é comemorado o Dia do Abraço. Mas você conhece a história da data?
A iniciativa da comemoração da data partiu do australiano que usa o pseudônimo de “Juan Mann”, no ano de 2004.
Juan começou a Free Hugs Campaign (Campanha dos Abraços Grátis) na Pitt Street Mall, uma rua de Sydney, e tinha como objetivo oferecer abraços para pessoas que estivessem passando, e assim incentivando para que eles agissem da mesma forma. Mann acredita que abraços deixam as pessoas muito mais felizes.
Uma curiosidade é que Juan foi impedido de continuar com a ação, já que guardas da cidade australiana exigiram que ele parasse. O motivo foi que caso ele fosse ferido durante um dos abraços oferecidos a um dos desconhecidos, a prefeitura poderia ser processada por não ter protegido um dos seus cidadãos.
Sendo assim, Juan e seus amigos fizeram uma petição para que pudessem ter permissão e dar continuidade. Eles conseguiram 10 000 assinaturas e receberam cartão verde para continuar a distribuição dos abraços.
A ação se tornou muito popular quando Juan teve a sorte de oferecer seu abraço para Shimon Moore, vocalista da banda Sick Puppies, que gostou muito da idéia e acabou se aproximando de Mann.
Pouco tempo depois Moore começou a gravar Juan pelas ruas de Sydney. Quatro anos depois, a avó de Juan Mann faleceu, e Moore usou as cenas filmadas para montar um clipe da música “All the same“. O resto da banda gostou muito do resultado, e sugeriu que ele fosse postado no YouTube. Depois de dois dias o vídeo atingiu 250 mil visualizações.
O mundo conheceu a campanha, e países como o Brasil, Portugal e Espanha fizeram a sua versão do “Free Hugs”, e por isso hoje conhecemos o dia 22 de maio como o Dia do Abraço.
Me encontre no blog
Mantenha-se atualizado assinando nosso Boletim Informativo
No Comments